
O projeto Reconecte se iniciou com estudos sobre Alienação, como esta pode provocar um falta de interesse do indivíduo para com os outros, por exemplo, e Desalienação; como as Mídias Sociais participam desse processo; e como o Design pode auxiliar no processo de Desalienação e reconexão das pessoas, pretendido no processo do projeto.
O projeto tem como objetivo desenvolver campanhas sobre diversos temas envolvendo questões socioambientais, capaz de fornecer informações sobre as causas e as possíveis soluções para determinados problemas, possivelmente fazendo com que o usuário reflita sobre suas ações e as interferências que estas têm na sociedade. Com o embasamento teórico, decidimos fazer com que as mídias digitais sejam mediantes para a desalienação e não para a alienação, podendo melhorar o estilo de vida, alertando, informando e ensinando o que é o problema e de que maneiras é possível melhorar a situação.








O projeto constitui-se de diversas peças: o aplicativo para dispositivos móveis, totem interativo, landing page, hotsite e workshops – que serão apresentados mais detalhadamente nos capítulos oito e nove. A interação do usuário com o projeto é não linear, podendo iniciar por meio de quaisquer uma destas peças, mas para o público alvo primário a ideia é iniciar a interação pelo totem interativo, que estarão instalados em instituições de ensino superior.
Para alcançarmos os objetivos propostos para o projeto, tivemos como solução gráfica o uso do contraste entre cores quentes e frias, além do uso estético do conceito de conexão e reconexão entre o indivíduo e os problemas vivenciados por ele, entre a função das mídias digitais e as mídias de comunicação e a inter-relação entre o uso das peças do projeto.
Considerando esses pontos, foram necessários estudos para estabelecer a identidade do projeto, que seria aplicada em todas as peças, a maneira como a interação ocorreria a ponto de poder desalienar o usuário e as estratégias de comunicação.



